Históricos dos Eventos

Em 2006 e 2008 os primeiros passos foram dados em direção a organização de uma comunidade de pesquisa sobre o tema “Fuzzy”. Isso foi possível através da organização do Simpósio de Aplicações de Lógica Fuzzy – SALF. A ideia era estabelecer um encontro bianual com o caráter regional. O evento revelou que se estava lidando com uma área de grande demanda, pois o mesmo superou as expectativas da organização recebendo pesquisadores e alunos de Universidades de vários cantos do país; como dos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal.

Em setembro de 2009, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) promoveu a realização do primeiro Mini-simpósio intitulado “Fundamentos e Aplicações de Lógica Fuzzy” como parte integrante do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, realizado em Cuiabá – MT. Na época foi constatado cerca de 2.000 currículos Lattes CNPq que envolviam a palavra-chave “Fuzzy”. Diante desse contexto, foi criado dentro da Sociedade o Comitê Temático em Sistemas Fuzzy, que naturalmente induziu a organização de um congresso nacional em torno deste tema. O mesmo recebeu o nome de Primeiro Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy – I CBSF, substituindo assim o III SALF, que já estava planejado.

O I CBSF expandiu o escopo do SALF, cujo foco inicial era voltado para as aplicações. A palavra “Sistemas” passou a ser utilizada num sentido mais amplo afim de capturar tanto os sistemas computacionais, quanto os sistemas lógicos que são objetos de investigação na área. Neste cenário, ele tornou-se o primeiro evento da America Latina nesta temática, obtendo assim o apoio das seguintes sociedades científicas:

  • Sociedade Brasileira de Automática (SBA)
  • Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional (SBIC)
  • Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)
  • International Fuzzy Systems Association – IFSA
  • North American Fuzzy Information Processing Society (NAFIPS)

II Congresso de Sistemas Fuzzy (II CBSF) foi sediado em Natal-RN e reforçou a condição de principal evento nessa área. Adicionalmente, duas sociedades científicas também apoiaram o evento:

  • European Society for Fuzzy Logic and Technology (EUSFLAT)
  • Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Em 2014, o III Congresso de Sistemas Fuzzy (III CBSF) foi sediado em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, e ocorreu conjuntamente com o 11th International FLINS Conference on Decision Making and Soft Computing (FLINS2014).

Em 2016, o IV Congresso de Sistemas Fuzzy (IV CBSF) foi sediado na Universidade de Campinas, localizada na cidade de Campinas-SP.

Todos os trabalhos (proceedings e livro de resumos) apresentados nos CBSFs anteriores estão disponíveis gratuaitamente na página da comunidade de sistemas fuzzyFuzzy-BR.

Advertisements